Sala da Onça Pintada

Sala onde o lúdico comanda, como por exemplo jogos e brincadeiras organizadas para diferentes faixas etárias e um bom bate papo entre jovens.

O nome da sala foi inspirado num jogo colaborativo - O jogo da onça conhecido pelos Bororos como adugo e pelos Guaranis como jaguá ixive, é um jogo de estratégia conhecido em várias partes do mundo. Nos países nórdicos, ele é chamado de “raposas e gansos”; no Nepal, bhaga chal; na Índia lau kati kata. Aqui na América, ele era jogado pelo antigo povo Inca, no Peru. A diferença básica entre todos eles são as peças do jogo. No Peru, as peças representam o puma (uma onça muito comum nos Andes) e os carneiros. Na Índia, tigre e cabras. E aqui no Brasil, a onça e os cachorros.
          A relação é a mesma em todos os casos: a peça solitária representa um animal ou um homem poderoso e as outras peças são mais fracas, mas numerosas (no caso da China, o duelo era entre o senhor feudal e os camponeses). Segundo alguns historiadores esse jogo já era conhecido pelos índios brasileiros antes da chegada de Cabral ao Brasil.
          É um jogo para duplas: um fica com a peça que representa a onça e o outro com as 14 peças dos cachorros. Para vencer o jogador com a onça deve capturar cinco cachorros e o jogador com os cachorros deve encurralar a onça.

Como jogar?

 - Coloque as peças conforme o desenho do tabuleiro abaixo.
 - Use dois tipos de peças, uma representando a onça e 14 peças para os cachorros.
 - Um jogador fica com a onça e o outro com os cachorros.
 - O jogador com a onça deve capturar cinco cachorros. O jogador com os cachorros deve encurralar a onça, deixando-a sem possibilidade de se mover no tabuleiro. O jogador com os cachorros não pode capturar a onça, deve apenas imobilizá-la.
 - O jogador com a onça inicia a partida movendo sua peça para qualquer casa adjacente que esteja vazia. Em seguida, o jogador com os cachorros deve mover qualquer uma de suas peças também para uma casa adjacente que esteja vazia.
 - As peças podem se mover em qualquer direção.
 - A onça deve tomar cuidado para não entrar em sua toca (parte triangular do tabuleiro). Caso isso aconteça, ela será encurralada pelos cachorros.
 - A onça captura um cachorro quando salta sobre ele para uma casa vazia (como no jogo de damas). A captura pode ocorrer em qualquer sentido.
 - O jogador pode fazer mais de uma captura, se for possível (também como no jogo de damas).
 - Os jogadores alternam as jogadas até um dos dois vencer a partida.
 - Vence a partida quando o jogador com a onça captura cinco cachorros e quando o jogador com os cachorros consegue imobilizar a onça. [...]
Quer saber mais, leia: 

 

Revista Nova Escola, edição especial, novembro de 2007.
"O jogo da onça" - Mauricio Lima e Antonio Barreto, editora Panda Books, 2005.

 

POSTADO POR PROFª PAULA MASSAE IKEDO E PROFº EDNILSON SANTOS no blog http://fundamentalmatsv.blogspot.com/2010/04/o-jogo-da-onca.html

ACADEMIA ESTUDANTIL DE LETRAS

Experiência encantadora realizada em algumas escolas municipais da cidade de São Paulo, onde grupos de jovens estudantes se reúnem para discutir sobre temas diversos e como resultado a literatura é utilizada como instrumento para expor os diferentes olhares relacionados à sociedade em que vivemos.

 

AEL.png

RPG  (ROLE-PLAYING GAME)

Role-playing game, também conhecido como RPG, é um tipo de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente  (Wikipédia)

 

Neste espaço há um conjunto de jogos para escolher. 

rpg_edited.jpg

JOGOS DE RACIOCÍNIO

Neste espaço há a dica de um site que organiza diferentes jogos divertidos e bastante interessantes para auxiliar no desenvolvimento de resolução de problemas.

Que tal participar com suas ideias?

Algumas ideias foram sugeridas, no entanto, podemos construir uma infinidade de possibilidades. O desafio é: como construímos ações colaborativas e com temas ligados à sustentabilidade, que envolvam adolescentes.

Que tal participar com as suas ideias 

2446e99f-7ec5-4425-ac20-73f24b385182.jpg

© 2020 by Solange das Graças Seno with Wix.com

Espaço Beija-Flor de Aprendizagem

Você quer saber como podemos aprender com prazer?

Atendimento individual ou em grupos através de diferentes projetos.

Entre em contato!!

11 98296-9925 ou 18 98176-0568

beijaflorespacodeaprendizagem@gmail.com

 

Círculo Misto do Sagrado Humano

Energia, diferentes culturas,a relação de poder dos gêneros feminino e masculino, os símbolos na mitologia e o nosso papel na sociedade como co-geradores.

Entre em contato!!

11 98296-9925 ou 18 98176-0568

beijaflorespacodeaprendizagem@gmail.com

 

Aulas para Interpretação e Produção de Texto

Aprenda a olhar com olhos de achar os diferentes significados que um texto pode nos trazer e produza textos para a escola, para o trabalho ou para se divertir

Atendimento individual ou em grupos através de diferentes projetos.

Entre em contato!!

11 98296-9925 ou 18 98176-0568

beijaflorespacodeaprendizagem@gmail.com