
Projeto Estação Terra
Pontos de Luz



UM
MOVIMENTO
COLABORATIVO
O poder da Escuta
Escutar as crianças e jovens como caminho para a Paz
Na atualidade já podemos encontrar escolas que possuem a prática de ensinar como escutar de verdade, perceber o som a partir das batidas do coração, usar todos os sentidos para aprender a aprender com toda a sua profundidade.
No entanto, a maioria dos adultos ainda não descobriu, esse Poder que a Escuta tem.
O que importa é que sempre há tempo. Dessa forma daremos uma olhadinha sobre como é a percepção, das crianças, dos jovens e daqueles que cuidam e pensam a Educação e Saúde de forma integral?
E o que o ambiente e a espiritualidade nos diz?
Numa experiência idealizada sobre a Carta da Terra na Casa de Arte e Cultura de São Caetano do Sul, a Daniele Cagnin pediu para algumas mães em Araçatuba que filmassem as crianças que desejassem falar sobre a seguinte proposta: A Terra resolveu escrever uma carta para a sua amiga Lua. O que será que ela contou para sua amiga?
O vídeo aqui apresentado foi um presente que passou diante dos meus olhos nessas andanças pela internet e cheguei no site cirandadefilmes.com.br. O texto que apresenta a produção chama-se A escuta-cura: curadores, curadorinhos, curandeirinhos, escrito por Ataliba Banaim e o vídeo é de de Javier Naranjo: o curta metragem “Pequenos Filósofos, Grandes Verdades.
Nunca me sonharam é um documentário produzido também pela Maria Farinha que traz as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil. Na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas, ‘Nunca me sonharam’ reflete sobre o valor da educação.
O site https://criancaenatureza.org.br/ traz um acervo bastante rico de materiais para quem se preocupa com o cuidar e educar uma criança. O link aqui inserido é uma entrevita com Adriana Friedman sobre POR QUE É PRECISO ESCUTAR AS CRIANÇAS?